
A maior oportunidade de trabalho temporário no Brasil costuma ocorrer no período de final de ano, com aquecimento das vendas de Natal ao mesmo tempo em que surge o pico do turismo. O período de contratação já começou, e costuma prosseguir até a primeira quinzena de dezembro.
As funções que geralmente abrem mais vagas são fiscais de loja, empacotadores, atendentes, estoquistas, etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliares e analistas de crédito, vendedores, demonstradores, repositores, caixas, seguranças, motoristas e até de Papai Noel.
Segundo o G1, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a abertura de 113 mil vagas temporárias no país - número 8% maior em relação a 2007, quando 105 mil oportunidades foram abertas, segundo a entidade. Além disso, a associação projeta que 42 mil pessoas – 37% do total – sejam efetivadas após as festas de final de ano – no ano passado o índice foi de 34%.
Na maioria das oportunidades são exigidos experiência na função, ensino médio completo e facilidade para lidar com o público, mas há chances também para quem está em busca de um primeiro emprego sem experiência. Ter grande disponibilidade de horários (inclusive nos finais de semana) pode aumentar a sua probabilidade de conseguir uma vaga.
A estudante, Patrícia Martins de 21 anos, que está desempregada há dois anos, já conseguiu uma vaga em uma loja de um shopping, ela diz que desde que ficou desempregada não arruma nada, então aproveita o fim de ano pra conseguir uma renda. “Essa é uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar, mas é cansativo, afinal, vou trabalhar aos domingos e na véspera do natal não tem hora pra parar, mesmo assim não desisto, pois tenho a chance de ser contratada, e no mais pra quem ta parada, precisando pagar as contas, todo emprego é bem vindo.
As vagas se distribuem por todo o país. Segundo a agência Gelre, 54% estão na região Sudeste, sendo 40% para o estado de São Paulo - capital, interior e Grande São Paulo - e 14% nos demais estados do Sudeste - Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Na região Sul, são 20%, Norte/Nordeste, 19%, e Centro-Oeste, 7%. Na área dos temporários, dos 32 mil, 76% dessas vagas são para varejo, 16% para a área de promoção e 8% para demais áreas, como administrativa e logística, entre outras. A remuneração varia entre R$ 600,00 e R$ 1.200,00, dependendo do cargo e região do país.
Como se sabe, a experiência temporária é uma das raras oportunidades em que os aspirantes a um primeiro emprego podem competir em boas condições, e estas vagas de final de ano certamente complementam o orçamento anual de muitas famílias.